segunda-feira, 28 de março de 2011

Semana Ligth: Abobrinha Deliciosa

Declaro iniciada a Semana Ligth neste Blog!


Gente, daqui exatamente a um mês farei minha reavaliação funcional na academia, ou seja, saberei a quantas anda a minha massa muscular, qual o percentual de gordura que tenho no corpicho (ai, ai), saberei as medidas dos músculos cultivados com muito sacrifício ao longo dos anos (rss)...
Eu fico na maior expectativa para fazer a tal avaliação, porque ela diz muito a respeito da minha saúde também. Estamos cansados de saber (mas nem sempre lembramos): exercício físico é uma questão de saúde, não só de beleza.
Bem, a fim de contribuir para um bom resultado na tal reavaliação, vou começar uma dieta bem saudável por aqui. Não estou querendo perder peso, estou querendo deixar tudo bem equilibrado e me esforçarei para isso.
Quem tiver receitas e dicas para me passar, sou muito receptiva, viu gente?
Vencida a primeira semana, fica mais fácil partir para a próxima!
E nada de ficar só na folhinha de alface e frango grelhado, eu não agüento isso! A idéia é priorizar alimentos saudáveis, refeições planejadas e tentar diminuir a gordura nos alimentos, incluir itens saudáveis nas receitas...  A expectativa é essa: Dieta saudável e Qualidade de Vida.
Sábado, (sim: Sábado, porque se deixar para segunda-feira... Não rola!)  comprei tudo o que preciso: cenoura, aipim, batata baroa, batata, vagem, abobrinha, maçã, banana (2 tipos), laranja, uva, manga, kiwi, alface, tomate,  etc, etc, etc...
 Vamos ver o que vai surgir no Caldeirão (rss).


Hummmm!!!!

Hoje, eu vou postar uma receitinha bem fácil, de Abobrinha, que serve como acompanhamento, ou como um petisco, que vc pode servir antes do almoço, do jantar, junto com um queijinho temperado... Eu costumo comer como entrada do meu almoço mesmo... Enquanto eu mexo nas panelas (do feijão, do arroz, do bife...), eu já vou fazendo esta abobrinha e também já vou comendo para ir aliviando a fome ;-)
(Detalhe: Minha mãe, quando se deparar com esta postagem vai cair da cadeira rss... Ela não vai acreditar que eu estou comendo abobrinha!!! Eu fazia a maior cena para comer este legume em casa quando era criança! Ficava mais de uma hora sentada na mesa olhando para o prato e implorando para não precisar comer... É... Os tempos são outros... Meu paladar foi alterado (rss).)

Voilá!
* Você vai precisar de:  abobrinhas (com casca) fatiadas em rodelas fininhas, sal e temperinhos a gosto.
* Modo de Fazer:
Aqueça a frigideira com um fio de azeite (não encharque, pois ela vai absorver todo azeite que vc colocar!)
Vá colocando as rodelas de abobrinha, uma ao lado da outra, deixe dourar levemente um lado, e vire. Assim que dourar os dois lados, retire do fogo e tempere com um pouco de sal e alguma erva desidratada... Pode ser aqueles temperos mistos, ou pimenta calabresa, até mesmo alho desidratado...
(Eu uso o tempero chamado Chimichurri, que é uma mistura de pimenta calabresa, orégano, salsa, alho, cebola, tomilho, etc)
Gente, se deixar, eu como uma abobrinha inteira de uma vez... De tanto que eu gosto!
Muito saudável e prático! Faça e depois me conte o que achou.
* Informações Nutricionais da Abobrinha:
100 gramas de abobrinha cozida fornecem 28 calorias.
Rica em betacaroteno (provitamina A), é uma boa fonte de vitamina C e dos minerais cálcio, fósforo e ferro. Sua casca é rica em fibras e, por isso, não deve ser descascada para o consumo e nem cozida por mais de 10 minutos, pois perde seu valor nutritivo.

* Propriedades Medicinais

Por ser rica em fibras, proporciona ao intestino um bom funcionamento, evita a prisão de ventre e diminui o risco de alguns tipos de câncer. É antioxidante, ou seja, protege as células de ataques de radicais livres e da oxidação, prevenindo diversas doenças.
A abobrinha também deve ser usada nas papinhas do bebê, pois sua consistência facilita a digestão.


Beijokas! Amanhã tem mais Receita!


6 comentários:

  1. vamos cuidar do corpitcho, né?
    MNão dá para não cuidar!!

    Beeeijooos

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Re... Para ficar bem naqueles vestidos né Flor (rss)... Beijoka!

    ResponderExcluir
  3. eu tmb nunca fui fã de abobrinha.. mas essa parece estar maravilhosa!!!!

    ResponderExcluir
  4. rss... Carol, eu não podia nem sentir o cheiro(rss), mas aprendi a comer, e hj adoro!!! Acredita que já comi abobrinha até no Porcão? (rss)... Todo mundo ficou me olhando, mas estava grelhada, no ponto! rss.

    ResponderExcluir
  5. kelly, que abobrinha linda !!!! Eu gosto muito e karol também! Vou fazer depois te conto... bjs su

    P.S. Viu,...entrei e comentei. Progresso, né?!

    ResponderExcluir
  6. Adorei ver seus comentários... Vc heim? Escondendo o jogo! rss. Beijinho!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!